Eu adoro ler, e leio de tudo. Não sou pseudo-intelectual que só lê Nietzsche, gosto de alguns livros mais Cult, mas também leio livros de “mulherzinha” e séries infanto-juvenis. Sou rata de sebo, e é incrível como sempre tenho uma lista gigantesca de livros pra ler.
Alguns dos meus preferidos:
Harry Potter
AMODESESPERADAMENTE! Aliás, foi com os livros da série que comecei a gostar de ler. De todos, o que mais gostei foi o quarto “Harry Potter e o Cálice de Fogo” que, apesar das 583 páginas, eu li três vezes.
Divã
É o livro que deu base para o filme que está no cinema (e eu ainda não assisti, mas me disseram que é ótimo). Sou suspeita pra falar porque simplesmente AMO tudo que a Martha Medeiros escreve, ela é sincera nos seus textos e escreve tudo aquilo que nós sentimos mas não imaginamos no papel. O livro conta a história de Mercedes e, principalmente, suas idas ao psicanalista. É cheio de frases que dá vontade de anotar e reler depois, muito bem escrito.
Doidas e Santas
Também da Martha Medeiros, é um livro de crônicas. Engraçadíssimo e tocante, fala bastante sobre os sentimentos das mulheres. Também é engraçado e emocionante.
100 crônicas de Mário Prata
Outro cronista maravilhoso. Não possui a sensibilidade da Martha, mas tem o equilíbrio perfeito entre humor e inteligência. Fala sobre os acontecimentos do dia a dia com uma visão diferente da comum.
O segredo de Emma Corrigan
É da mesma autora de Os Delírios de consumo de Becky Bloom. Também li os livros da Becky, mas esse é muito mais legal! A personagem passa por várias saias justas por causa dos segredos bizarros que esconde, é muito muito muito bom!
O caçador de pipas
Algumas partes do livro são paradas, mas as cenas fortes são do tipo “aiqueapertonopeito!”. É lindo, dá vontade de chorar e você provavelmente identificará algumas pessoas que conhece com alguns personagens do livro.
Marley e eu
Apesar de ter achado o filme mil vezes melhor que o livro (coisa que raramente acontece) é um livro fofo de ler.
História do cerco de Lisboa
Esse é pra quem gosta de uma leitura mais Cult. É sobre um revisor que erra propositalmente colocando um NÃO numa frase de um livro e o entrega à editora com o erro. A história se desenrola a partir daí. O que eu achei mais interessante não foi a história do livro, mas sim como ela foi escrita. Pra quem gosta de metalingüística e literatura (eu!) é ótimo.
Crepúsculo
Ainda não terminei de ler, mas estou adorando! Confesso que eu tinha preconceito porque não queria entrar pra “modinha”, então resisti e não tinha assistido o filme nem lido o livro. Mas a amiga da minha mãe emprestou pra ela e eu peguei pra ler, passei a noite toda lendo ontem. Quando eu ouvia dizerem “ai, o Edward!” eu achava que era bobeira e que nem era tão tão assim, mas é.
Dom Casmurro
Também pra quem gosta de literatura e segue uma linha mais Cult. A história é vibrante e envolvente, além de deixar um mistério no final. Está longe de ser um clichê. É o melhor livro que já li na vida.
Tô postando de novo hoje porque talvez amanhã não dê pra eu postar. Desculpem os posts pobrinhos e meio mal-feitos, estou com alguns problemas. Semana que vem tudo se resolve e eu volto a postar normal.
=*